Evento foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro no Campus Octayde
Coordenadores de cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) reuniram-se durante os dias 8 e 9 de outubro no Campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá, para trocar experiências exitosas, aprender mais sobre sobre indicadores, sistemas e definir ações para aprimorar a eficiência acadêmica na instituição.
O I Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação do IFMT foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e envolveu servidores técnicos-administrativos e docentes das diretorias que atuam na Reitoria na organização e realização do evento. Maria Auxiliadora Arruda, diretora de Graduação, comentou sobre o objetivo do encontro presencial com participação de servidores das 20 unidades e da reitoria que atuam em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia.
“Nós entendemos que os servidores nos cargos de coordenação são o cerne da atividade pedagógica na nossa instituição. A função exige acúmulo de saberes e conhecimento a respeito do Enade, Plataforma Nilo Peçanha, Suap, Regulamento Didático e procedimentos do dia a dia do curso. Esse encontro atendeu a uma demanda das coordenações para uma formação pedagógica e esperamos que seja realizado uma vez ao ano", explica.
O reitor do IFMT, Julio César dos Santos, participou da abertura e relembrou aspectos históricos da instituição que impactam no dia a dia das coordenações. Ele também já exerceu a função antes de ser conduzido ao cargo máximo da instituição e destacou alguns desafios identificados desde o primeiro mandato.
“De 2008 para cá a instituição viveu uma fase de crescimento e recebeu profissionais de vários lugares do país, com experiências de salas de aula que nem sempre estavam ligadas ao ensino técnico. Em 2021, percebemos que havia uma urgência para reformular vários Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's), seja do Ensino Médio Integrado ou do superior. Nosso desafio é aperfeiçoar a eficiência acadêmica em todos os cursos.”
Trocas de experiências sobre permanência nos cursos e indicadores
A riqueza proporcionada pelo encontro presencial ficou evidente durante os momentos de trocas de experiências entre os coordenadores. O professor Thiago Graciani, atual coordenador do curso de Bacharelado em Administração do campus Pontes e Lacerda demonstrou sua metodologia para identificar os estudantes faltosos com o uso do Python e o envio de um alerta no WhatsApp de cada pessoa. O objetivo é diminuir a evasão, em último caso. Os colegas imediatamente pediram para Thiago compartilhar o prompt utilizado para realizarem a mesma ação nos campi de origem.
Para a Pró-Reitora de Ensino, Luciana Klamt, ações como as apresentadas no evento influenciam a vida acadêmica dos estudantes e, principalmente, as condições de permanência no curso. “São fatores internos e externos que determinam o acesso, a permanência e o êxito no IFMT. As coordenações são o elo de ligação entre estudantes, docentes e o próprio curso. É importante conhecer as características dos nossos estudantes, sejam trabalhadores, mães ou pessoas em situações de vulnerabilidade. Uma das maneiras é conhecer e interpretar os indicadores. Eles jogam luz sobre determinados pontos e são instrumentos para tomada de decisão", diz.
Luciana também destacou o uso dos indicadores como insumos e fontes para políticas públicas. Por isso, uma parte da programação foi destinada a apresentar as taxas de evasão, conclusão e retenção no ciclo de cada curso. “Precisamos olhar esses dados sem medo e sem culpa, mas com responsabilidade. Todo indicador não acaba por si só.”
A diretora do Departamento de Supervisão e Acompanhamento de Avaliação da Educação (DSAAE), Paula Guimarães, apresentou de maneira detalhada como os indicadores impactam no IFMT e da necessidade de atualização e acompanhamento dos dados inseridos nos sistemas. Ao final do segundo dia de evento, ela destacou as contribuições dos grupos de trabalho que foram divididos por coordenadores de cursos de bacharelado, tecnologia e licenciatura.
“O mais importante é que conseguimos nos aproximar dos coordenadores, conhecer melhor a realidade de cada campus e trocar experiências. Esse contato direto é muito rico e nos permite entender melhor os desafios e pensarmos juntos nas soluções para atender cada vez melhor nossos estudantes e fortalecer nossa instituição", finaliza.
Jornalista - Lais Costa - Campus Octayde
